Patologias
O que é Gota?
Causas da Gota
As causas da Gota são específicas. Podem ser resultado de uma malformação congênita em um procedimento enzimático responsável pela eliminação do ácido úrico pelos rins que, se defasada, aumenta a concentração desse ácido no sangue.
Uma causa mais rara é consequência de um problema enzimático que faz com que a produção de ácido úrico seja excessiva. Outra causa já definida é o uso de medicamentos que diminuem a excreção do ácido úrico pelos rins, como diuréticos e ácido acetilsalicílico.
Sintomas Gota
Um dos primeiros sintomas da Gota é um inchaço na articulação do dedão do pé, que geralmente dói muito. A primeira aparição pode durar de três a dez dias e depois volta ao normal, o que faz com que a pessoa não procure ajuda médica.
A Gota pode voltar meses ou anos depois e afetar a mesma ou outra circulação, normalmente as crises de artrite acontecem nos membros inferiores, mas podem acontecer em qualquer articulação.
Caso não haja o tratamento correto, o paciente que tem Gota pode apresentar deformações nas articulações e os intervalos entre crises podem diminuir, fazendo com que o portador da doença sinta muita dor.
Tratamento Gota
Gota não tem cura, pois grande parte dos casos acontece por causa de falhas na excreção ou produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo. Geralmente, indica-se uma boa alimentação e o uso de remédios para diminuir a quantidade de ácido úrico no sangue e, com isso, diminuir e evitar as crises de gota.