Patologias

Hálux Valgo – Joanete

O hálux valgo, que é mais conhecido como joanete, é uma deformidade presente no pé que tem uma proeminência óssea – um aumento na parte interna do dedão. Essa deformidade é progressiva, o que significa que é comum que o desvio do primeiro dedo vá piorando no decorrer da vida e passa a ser sintomático.

As principais queixas são de dor na região, um desconforto usando alguns tipos de sapatos (sendo comum ter adequações nos calçados) e dor nas atividades diárias e exercícios. O joanete é muito mais frequente em mulheres, 9x mais comum, e é diagnosticado principalmente na idade adulta, se tornando mais frequente e sintomática a partir dos 40 anos.

Algumas pessoas com doenças reumatológicas, como artrite reumatóide e gota, também podem apresentar a doença. Pode ter causa multifatorial, mas o fator genético é bastante importante. História familiar de joanete pode estar presente em até 60% dos casos.

Outras causas são divididas da seguinte forma: Fatores intrínsecos: tipo de pé – pé plano, pé egípcio, mobilidade excessiva no primeiro raio e Fatores extrínsecos: uso de calçados inadequados (bico fino, sapatos apertados, salto alto), atividades de impacto.

Seu dedo mudou de formato?

Uma das queixas comuns no consultório é a de deformidades dos dedos menores. Existem vários tipos de alterações nos formatos dos dedos, sendo os dedos em garra um dos mais comuns.

Além da própria deformidade, os dedos em garra vêm acompanhados de queixa de dor, calosidades e dificuldades de usar calçados. Nessa deformidade, ocorre o acometimento das articulações metatarsofalangeanas, na “base dos dedos”, e nas interfalangeanas (entre os ossos do dedo).

Esse tipo de deformidade acontece quando tem lesão nas estruturas que mantém a estabilidade da articulação: ligamentos e cápsula articular.

Essas estruturas podem ser lesionadas por diversos motivos: trauma, tipo de pé, doenças neurológicas, sobrecargas, calçados, outras doenças ortopédicas ou sistêmicas. Justamente pela diversidade de causas é que não existe uma única forma de tratamento.

O tratamento envolve tratar a causa, ajustar calçados, adaptar funções e até cirurgias. O objetivo é sempre melhorar a dor, podendo estar associada a tratar a deformidade ou não.

A única e melhor forma de resolver qualquer deformidade é ser avaliado por um especialista e fazer o tratamento individualizado.

VOLTAR
CLIQUE AQUI E AGENDE A SUA CONSULTA!