Patologias
Neuroma de Morton
Uma das principais queixas que eu escuto no consultório é que a pessoa tem neuroma de Morton. Será que isso é um problema mesmo?
A primeira coisa que precisamos entender é se a queixa, se o sintoma daquela pessoa está relacionado ao neuroma de Morton mesmo.
O neuroma de Morton, também chamado de neuroma interdigital, é um achado relativamente comum na ressonância magnética de pessoas totalmente assintomáticas!
O neuroma de Morton, sintomático, é um enovelamento, um espessamento do nervo interdigital, responsável pela inervação dos dedos.
A queixa mais característica é de uma dor na parte de baixo (plantar) dos dedos (logo na base), que irradia para os dedos. A dor pode ser em queimação, relacionada com dormência e choque nos dedos, piorando ao usar calçados de salto e/ou apertados.
A ideia principal é buscar entender o porque desse neuroma ter se desenvolvido – é frequentemente relacionado a um aumento de pressão daquela região, com sobrecarga de outras estruturas. Vale a pena avaliar a presença de calosidades ali.
O foco do tratamento não é a retirada do neuroma, que tem sim indicação em alguns casos, mas eu descobrir e corrigir a causa dele.