Dicas
O Tênis Ideal
Vivemos em uma época que entendemos a importância de envelhecer bem e saudáveis e como isso está relacionado a prática de atividades físicas. Vemos um número cada vez maior de pessoas ativas e muitos deles corredores!
Com o acesso a informações e conhecimento mais fácil, tendemos a sempre procurar a melhor maneira de realizarmos algo para otimizar nosso tempo e reduzir riscos. Com tênis na prática esportiva não seria diferente!
Já fomos em diversas lojas que têm instrumentos e plataformas para avaliar a sua pisada para recomendar o tênis ideal para cada pé, mas isso é realmente verdade?
Primeiro precisamos entender que o que vemos com o pé parado (análise estática) diz respeito ao formato do nosso pé: neutro, cavo varo (arco mais alto) ou plano valgo (“pé chato”).
Outra coisa é como nosso pé se comporta durante o movimento, de forma dinâmica. Assim classificamos as pisadas em neutro, supinada e pronada.
Esclarecido isso, vamos lá…Os tênis indicados pelos fabricantes e determinados por essas avaliações comerciais realmente corrigem a nossa pisada?
O artigo publicado pela @andreiamiana no Journal of Sports Science and Medicine diz que NÃO! Revisando a bibliografia científica e também nesse artigo, NÃO há evidências de que esses tipos de tênis corrijam a pisada e nem que que diminuam as chances de lesões
Mas então qual tênis eu devo comprar?
De forma bem simples e por mais incrível que possa parecer: o seu tênis ideal é aquele que é confortável no seu pé, que já esteja adaptado e que se sinta seguro usando.