Dicas
Viscossuplementação – De onde vem o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico (AH) é uma substância produzida pelo nosso corpo.
Dentro das articulações, as células B – presentes na membrana sinovial, que reveste as articulações. Atualmente, tem um uso muito amolo, sendo usado como viscossuplementação – infiltrado dentro de articulações.
O AH aplicado na viscossuplementação é de origem exógena, que é produzido pelo homem.
O ácido hialurônico exógeno tem duas fontes principais:
-Origem aviária: matéria prima de origem animal, retirado da cristo de galo. Os produtos de origem aviárias podem gerar reações alérgicas em que tem alergia a aos antígenos aviários (como o ovo).
-Fermentados: derivado de fermentação de bactérias. Em geral costumam ser menos alergogênicos.
Ácido Hialurônico na Ortopedia
O ácido hialurônico (AH) é uma substância produzida pelo nosso corpo. Dentro das articulações, as células B – presentes na membrana sinovial, que reveste as articulações.
O ácido hialurônico ajuda a distribuir melhor as forças dos impactos na articulação, diminuindo a pressão pelo peso – funciona como um colchão de água. Além da função mecânica, o AH tem uma função bioquímica: diminui os marcadores a pró-inflamatórias, diminuindo a inflamação e a concentração de substâncias que machucam a cartilagem. Isso ajuda a diminuir a inflamação e, consequentemente, a dor do paciente.
Diminui também a destruição do colágeno do tipo 2, presente nas articulações e ajuda a estimular matriz extracelular, produção de condrócitos e colágeno do tipo II. Assim, a ideia de incorporar a infiltração de AH ao tratamento conservador de artrose visa melhorar a dor do paciente e diminuir a velocidade de evolução da artrose.
Infiltração com Ácido Hialurônico
A visossuplementação é a injeção de ácido hialurônico dentro das articulações.
Esse tipo de tratamento é indicado para lesões de cartilagem e artrose (osteoartrose), uma doença cada vez mais comum com o envelhecimento da população.
A viscossuplementação tem como objetivo restaurar o líquido sinovial – o líquido presente dentro das articulações e que é produzido pela cartilagem.
Esse líquido, juntamente com o ácido hialurônico, tem a função de lubrificar a articulação, nutrir as células da cartilagem e amortecer o impacto das cartilagens – por ser uma solução bem viscosa.
A viscossuplementação diminui a velocidade de progressão da artrose por um mecanismo complexo.
Tem ação:
-Mecânica – distribuindo melhor o impacto na articulação;
-Bioquímica: diminui expressão de marcadores inflamatórios que destroem a cartilagem
-Analgésica: diminui estímulo nos neurônios que percebem a dor e diminuiem a degradação do colágeno do tipo II;
-Regenerativa: estabiliza matriz extracelualr e estimula produção de condrócitos (as células da cartilagem).